Descargue a revista completa: Biodiversidade 80 / 2014-2 Download PDF Document Tools

Document Tools

Author: Biodiversidade
Date: 30 June 2014
Short URL: /e/4968

Download PDF version (838 KB)

Print article



Biodiversidade | 30 June 2014 | Biodiversidade 80 / 2014-2

Editorial

Vinte anos. Data mítica que a memória volta e volta a invocar. Com este número 80, Biodiversidade, sustento e culturas cumpre tal ciclo: vinte anos de ir tecendo ou plantando, de ir armando ou construindo, de articular, limpar e colher o trabalho continuado e o compartilhamento de vontades e olhares, de palavras prontas ou repensadas, que a partir dos rincões vão formando um mosaico, uma trama comum, tão latino-americana. Somos uma nuvem que amontoa muitas nuvens, um quebra-cabeça que nunca se completa, que continua agregando e agregando o que as pessoas ressaltam, invocam, indagam e articulam para que sejam ouvidas as vozes esquecidas, as histórias não contadas ou apagadas de propósito, as visões caladas.

Palmo a palmo, passo a passo, as histórias e relatos que foram convergindo nas páginas da revista (e o impulso de torná-la possível com a Alianza Biodiversidad, esse coletivo a partir do qual nos nutrimos) nos falam de um enorme esforço de convergência, de confiança, de reconhecimento mútuo e surpresas compartilhadas. No caminho andamos, disse o tropeiro, assim como nós, que às vezes pisamos mal, ou que erramos de plano, ou caímos em contradições terríveis. E certamente continuaremos fazendo isso, porque todas e todos estamos incompletos sempre, e só na comunidade podemos encontrar a plenitude ausente.

Amarramos assim o tecido do que somos como comunidade que junta comunidades, como ferramenta para reunir experiências e disseminá-las, para abrir as brechas pertinentes e nos voltar para mais veredas e caminhos e rincões. Nosso trabalho criativo e nosso desafio é nos vincular: abrir os espaços para pensar juntos. Voltar-nos para a menor e mais recôndita cotidianidade a tempo de entrever com assombro o panorama completo de como funciona o capitalismo realmente existente e sua maneira de atacar; ou vislumbrar as entranhas mais detalhadas das lutas de resistência dos povos.

Acalentamos em nossas mãos o que as pessoas e as comunidades vão nos narrando, o que insistem que é importante e crucial recuperar para que o presente tenha sentido (pelo futuro, é claro): mas o futuro é esse presente reiterado confiança a confiança, justiça a justiça, liberação a liberação, negação a negação, transformação a transformação, paixão a paixão, reivindicação a reivindicação.

Depois de vinte anos continuamos empenhados em nos aproximar de comunidades, organizações e pessoas que, diretamente, procuram entender com outros e outras o que ocorre. Queremos chegar diretamente ao coração das comunidades, para que, em primeira mão, nos encontremos em um lugar comum. Celebramos os vinte para continuar caminhando junto aos povos.

Biodiversidade

blog comments powered by Disqus