https://grain.org/e/6572

Vídeo: A violência e o abuso sexual contra mulheres em plantações industriais de dendê DEVEM ACABAR

by Aliança informal contra as plantações industriais de dendê | 25 Nov 2020


Neste 25 de novembro, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Violência contra as Mulheres nós nos unimos para denunciar que milhares de mulheres que vivem dentro e próximo a plantações industriais de dendê enfrentam violência e abuso sexual em suas vidas cotidianas. Prestamos nossa solidariedade a elas e a todas as mulheres que se organizam para resistir.



O vídeo “NÃO à violência contra mulheres e meninas que vivem dentro e próximo a plantações de dendê” denuncia a violência contra as mulheres na África Ocidental e Central, cujas terras foram invadidas por plantações industriais de dendê. O vídeo expõe as diversas formas de violência vinculadas às plantações industriais. As empresas de óleo de dendê destroem o sustento das mulheres. A violência sexual, o abuso e o estupro se tornam uma ameaça constante para as mulheres que vivem dentro e próximo a plantações e para as que trabalham nelas.

As empresas de óleo de dendê lucram não apenas com a exploração da terra e do trabalho em suas plantações, mas também com o muro de silêncio e impunidade que recai sobre a violência sexual contra as mulheres nessas plantações. Esse silêncio deve ser rompido e a violência deve parar. A impunidade da indústria do dendê e seus financiadores e patrocinadores precisa acabar!

Com este vídeo, expressamos nosso apoio a todas as mulheres que são deixadas para sofrer sozinhas, em silêncio, essa violência e esse abuso. O vídeo também é uma homenagem a todas aquelas mulheres corajosas que, contra todas as probabilidades, resistem e dizem Não à violência e ao abuso.

Nossa solidariedade a elas.


Aliança informal contra as plantações industriais de dendê*


>>> Para mais informações sobre o assunto: Rompendo o silêncio: As plantações industriais de dendezeiros e seringueiras geram assédio, violência sexual e abuso contra as mulheres


*A Aliança Informal é um coletivo de militantes comunitários e organizações de base nos países da África Ocidental e Central, que resistem à expansão das plantações industriais de dendê na região.

Author: Aliança informal contra as plantações industriais de dendê
Links in this article:
  • [1] https://www.youtube.com/embed/j2MURRoQZao?&wmode=opaque
  • [2] https://wrm.org.uy/pt/livros-e-relatorios/rompendo-o-silencio-as-plantacoes-industriais-de-dendezeiros-e-seringueiras-geram-assedio-violencia-sexual-e-abuso-contra-as-mulheres/