https://grain.org/e/5264

Como o Sistema alimentar industrial contribui para a crise climática

by La Via Campesina & GRAIN | 8 Sep 2015
Deflorestação: 15 a 18%

Antes de se começar a plantar, os bulldozers fazem o seu trabalho. No mundo inteiro, a agricultura industrial é empurrada para savanas, terras húmidas e florestas, lavrando sob enormes quantidades de terra. A FAO diz que a expansão da fronteira agrícola contribui para 70 a 90% da deflorestação global, sendo pelo menos metade dessa percentagem para a produção de algumas matérias-primas agrícolas para exportação. A contribuição da agricultura para a deflorestação é assim responsável por 15 a 18% das emissões globais de gases com efeitos de estufa.

 

Cultivo: 11 a 15%

É reconhecido de uma forma geral que o próprio cultivo contribui 11 a 15% para todos os gases com efeitos de estufa produzidos globalmente. A maioria dessas emissões resultam do uso de atributos industriais, como fertilizantes químicos e gasolina para pôr a funcionar tratores e sistemas de irrigação, bem como o excesso de dejetos gerados pela criação de gado intensiva.

 

Transporte: 5 a 6%

O sistema alimentar industrial funciona como uma agência de viagens global. Cultura de alimentos para animais podem ser cultivadas na Argentina e alimentar galinhas no Chile, que são exportados para a China para processamento e eventualmente comidos num McDonald's nos Estados Unidos. Grande parte da nossa comida, cresceu sob condições industriais de lugares distantes, viajou milhares de quilómetros antes de chegar aos nossos pratos. Podemos estimar de uma forma conservadora que o transporte de comida contribui para um quarto das emissões de gases com efeitos de estufa globais relacionados com transportes, ou 5 a 6% de todas as emissões globais de gases com efeitos de estufa.

 

Congelamento e Revenda: 2 a 4%

A refrigeração é o eixo de vastos sistemas de compra globais de modernos supermercados e cadeias de fast food. Onde quer que o sistema alimentar industriar vá, as cadeias de refrigeração também vão. Tendo em consideração que a refrigeração é responsável por 15% de toda a eletricidade consumida no mundo inteiro, e que os esvaziamentos de refrigerantes químicos são uma grande fonte de gases com efeitos de estufa, podemos dizer com confiança que a refrigeração de alimentos representa cerca de 1,2% de todas as emissões de gases com efeitos de estuda. A revenda de alimentos corresponde entre 1 e 2%.

 

Resíduos: 3 a 4%

O Sistema alimentar industrial desperdiça até metade de todos os alimentos que produz, deitando-os fora na longa viagem entre os agricultores e os vendedores, passando pelos processadores de alimentos, e eventualmente pelos revendedores e restaurantes. Uma grande parte deste desperdício apodrece em montes lixo e aterros sanitários, produzindo quantidades substanciais de gases com efeitos de estufa. Entre 3,5 e 4,5% do total das emissões de gases com efeitos de estufa vêm do lixo, e mais de 90% destes são produzidos por materiais originados dentro do sistema alimentar.

Author: La Via Campesina & GRAIN